Após anos de discussão, os arquitetos e urbanistas estão convocados a participar, no próximo dia 15 de fevereiro, às 14h, da assembleia geral de fundação do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Acre (SINDAU-ACRE). O edital de convocação foi lançado na semana passada. No encontro, também está prevista a aprovação do Estatuto Social da Entidade e a eleição e posse da Primeira Diretoria. Outro assunto será a aprovação do endereço da sede da entidade.

O Acre tem mais de 450 profissionais da área de arquitetura e urbanismo. A comissão pró-fundação do Sindicato é presidida pelo arquiteto e urbanista Aluildo Moura de Oliveira. A Assembleia Geral ocorrerá na rua Rosa de Saron, nº 187, bairro Santa Helena, em Rio Branco (AC), na Sede Social do Auditores Fiscais de Rio Branco (SAFIRB). No país existem 19 sindicatos de arquitetos e urbanistas.

Segundo a dirigente sindical da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) Dânya Regina Rodrigues da Silva, o sindicato é importante por colaborar na união entre os profissionais e na defesa de seus direitos. “O arquiteto e urbanista se vê como profissional, mas esquece de se organizar e chegou a hora. Esse é o grande desafio”, avalia.