Quem somos

História do sindicato

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Acre (Sindau-AC) foi fundado no dia 14 de fevereiro de 2019 e teve seu Estatuto Social oficialmente registrado em cartório no dia 26 de março. Entretanto, desenvolver uma entidade representativa no Acre já era pauta anterior a essa data, afinal, o estado possuía mais de 450 profissionais de arquitetura e urbanismo representados apenas pela Delegacia Sindical da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA). Fundar oficialmente o sindicato teve como objetivo colaborar na união entre os profissionais e expandir e consolidar a defesa de seus direitos.

O evento que marcou sua criação ocorreu no dia 15 de fevereiro de 2019 no Centro Universitário União Educacional do Norte (Uninorte). Na data, se definiram as diretrizes do Estatuto e a definição de nomes da Diretoria e do Conselho Fiscal, responsáveis pelo comandado da entidade por três anos. O arquiteto e urbanista, Aluildo Oliveira, foi eleito o primeiro presidente. O encontro ainda reuniu diferentes profissionais e estudantes e promoveu um ciclo de palestras a respeito da atuação e defesa dos Sindicatos dos profissionais e a conjuntura nacional frente à categoria.

O principal objetivo da entidade, hoje, é debater sobre a importância da participação dos arquitetos e urbanistas nos sindicatos e conselhos do setor e estabelecer uma representação forte e articulada.