A escolha da primeira diretoria e os debates sobre a importância da participação dos arquitetos e urbanistas nas entidades do setor marcaram o evento de fundação do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Acre (SINDAU-Acre). O arquiteto e urbanista Aluildo Oliveira foi eleito o presidente do SINDAU-Acre, além dos 19 integrantes da direção, pelo período de três anos. O encontro, que aconteceu na sexta-feira (15/02), em Rio Branco, reuniu profissionais e representantes sindicais de diversos regiões do Brasil, incluindo o presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Cicero Alvarez, e a secretária de organização e formação sindical da FNA, Fernanda Simon.

A programação começou com a aprovação do Estatuto Social do Sindicato e a eleição da diretoria e dos integrantes do Conselho Fiscal do SINDAU-Acre. Após a cerimônia de nomeação, o evento seguiu para o Centro Universitário União Educacional do Norte (Uninorte). No local, com auditório repleto de estudantes e profissionais de arquitetura e urbanismo, foi realizado um ciclo de palestras.

De acordo com o presidente da FNA, que abriu o ciclo do evento, a expectativa é que o SINDAU-Acre se torne um instrumento da profissão e auxilie para uma sociedade e por um país melhor e mais justo. “Que ele possa contribuir para a sociedade acreana na defesa do interesse público por meio da participação em conselhos municipais e estaduais, por meio de convênios e assessorias”, afirma. Além disso, destaca os auxílios técnicos que o sindicato prestará aos profissionais como, assessoria contábil e jurídica, planos de saúde mais acessíveis, integração em Conselhos Municipais e Estaduais e participação no CAU/AC por meio do CEUA.

Em seguida, o arquiteto e urbanista Jeferson Salazar, do Rio de Janeiro, palestrou sobre a atuação e defesa dos Sindicatos dos profissionais de arquitetura e urbanista e a conjuntura nacional frente a nossa categoria. Logo após, a secretária de organização e formação sindical da FNA, Fernanda Simon, apresentou a estrutura da Federação e a importância da gestão e planejamento dos sindicatos. Para ela, é fundamental que a categoria seja atuante nas entidades e nos CAUs, que são espaços que possibilitam a promoção de ações que fortalecem a profissão.

Sob mediação da conselheira federal do CAU/AC, Josélia Alves, a mesa redonda “experiências e desafios pessoais dos presidentes dos CAUs” proporcionou que os estudantes de arquitetura e urbanismo da Uninorte pudessem sanar suas dúvidas quanto à atuação profissional dentro de um sindicato.

Durante o debate, os arquitetos e urbanistas Gilcinéa Barbosa, presidente do CAU/BA; Veronica Castro, CAU/AC; Jeferson Salazar, CAU/RJ; e Ueslei Saimon, presidente do Sindicato dos Arquitetos de Rondônia, dividiram suas experiências e as particularidades da profissão em cada região no país. O encerramento do evento ficou a cargo do presidente eleito do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Acre (SINDAU-Acre), Aluildo Oliveira.

A dirigente sindical da FNA Dânya Regina Rodrigues da Silva, que foi uma das articuladoras para a fundação do sindicato, ressaltou que ele é importante por colaborar na união e entre os profissionais e na defesa de seus direitos.

Créditos das fotos: Cicero Alvarez